V10 RecursosReferência
RecursosReferência
Referência
Voltar | Lista de artigos

Conceito de extensibilidade

Última alteração a 28/09/2021

O conceito de Extensibilidade refere-se à faculdade de alterar e estender as funcionalidades dos vários módulos e aplicações do ERP PRIMAVERA, adaptando-os às necessidades específicas de cada cliente, negócio ou implementação particular.

Campos e tabelas do utilizador

A estrutura da base de dados associada a cada empresa registada no sistema PRIMAVERA pode ser adaptada através da criação de novos campos em tabelas do sistema (CDU – Campos do Utilizador) ou da criação de novas tabelas (TDU – Tabelas do Utilizador) para armazenamento de  dados adicionais.

Separadores e formulários do utilizador

Para além da adaptação do comportamento das aplicações e da estrutura de dados (CDU e TDU), o ERP PRIMAVERA disponibiliza ainda a possibilidade de intervir ao nível da interface das aplicações através da criação de novos separadores nos formulários standard (SDU – Separadores do Utilizador) ou de formulários desenvolvidos de raiz (FDU – Formulários do Utilizador) e integrados nas aplicações.

Funções do utilizador

Uma Função do Utilizador (XDU) corresponde à definição de uma ação – entre os vários tipos de ações disponíveis (envio de mensagens, exportação de mapas, execução de código especifico, etc.) – que pode interagir com o utilizador (através da solicitação de parâmetros e da apresentação de resultados) e com o sistema para automatizar uma determinada tarefa.

Processos do utilizador

Os Processos do Utilizador (PDU) permitem a definição gráfica de fluxos de trabalho (sequências de Funções do Utilizador encadeadas entre si) que potenciam a automatização de processos repetitivos (por exemplo, encomendas automáticas ou processamentos de prémios) e a sua integração no ERP para implementar necessidades específicas de cada implementação.

Menus do utilizador

Os Menus do Utilizador permitem que os menus das aplicações sejam complementados para integrarem novas opções que executarão uma determinada Função do Utilizador (que, por exemplo, abre uma aplicação externa ou inicia uma determinada operação em background).

Listas

Um dos componentes mais importantes na implementação de uma solução integrada de gestão está relacionado com as ferramentas de exploração dos dados geridos no sistema e com a sua adequação/adaptação às necessidades de cada utilizador. A tecnologias de listas permite ao utilizador, entre outras operações:

  • Definir os campos de cada tabela que devem ser apresentados para cada lista;
  • Estabelecer relações automáticas entre as várias tabelas de cada categoria (exemplo: clientes e vendedores);
  • Definir filtros e condições para restringir os resultados e adaptá-los às necessidades de cada utilizador;
  • Definir várias opções de configuração e apresentação das listas;
  • Criar listas dinâmicas e parametrizadas que apresentam dados diferentes mediante as condições selecionadas pelo utilizador no momento da sua execução.

Mapas do utilizador

As aplicações PRIMAVERA disponibilizam todos os mapas (impressões) usando o Crystal Reports.

Esta ferramenta – claramente um standard internacional a este nível – permite que os vários mapas da aplicação sejam adaptados (ou sejam criados novos mapas) de acordo com as regras de negócio de cada implementação.

Ribbon

É possível a personalização da Ribbon por forma adicionar tabuladores, grupos e botões com ações definidas através de código e que podem fazer qualquer operação pretendida pelo utilizador. Este mecanismo é uma alternativa aos menus de utilizador e permite juntar num único local todas ações associadas a uma aplicação terceira.

Painéis

Este tipo de painel permite a apresentação de conteúdos totalmente personalizados relacionados com um qualquer contexto no qual o utilizador está a trabalhar.

Painéis de informação relacionada

Os Painéis de Informação relacionada são painéis que podem ser associados a uma determinada categoria de informação “F4”, em a ecrãs específicos, que podem apresentar qualquer conteúdo e que são executados automaticamente sempre que essa categoria de informação for preenchida. Por exemplo, é possível o registo de um painel associado à categoria de clientes que apresenta a divida vencida, mas que só é apresentado quando se está no contexto do editor de vendas.

Adicionar aos favoritos ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.

login para deixar a sua opinião.

Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Características das entidades e serviços Conceito de integração Como registar projetos de extensibilidade? Boas práticas de organização de projetos de integração Como fazer debug a projetos de extensibilidade com Visual Studio?