Primeiros Passos com OMNIA
Desenvolver aplicações com a plataforma OMNIA é um processo muito simples e poderoso que pode ser dividido em alguns passos-chave. Compreender os passos abaixo vai dar-te tudo o que precisas para te tornares num OMNIA developer, da ideia inicial até ao deployment da aplicação!
1 - Entidades: Modelação e Relacionamentos
Criar as entidades e configurar as suas relações é o primeiro e mais importante passo do desenvolvimento. Consulta este link para aprender tudo o que necessitas para dominar este tópico.
2 - Comportamentos Server-side
Depois de criar e configurar as entidades, passamos para o desenvolvimento dos comportamentos (as regras de negócio) necessários para atingir o objetivo da aplicação. Consulta este link, onde encontrarás tudo o que precisas para desenvolver os teus primeiros comportamentos.
3 - Comportamentos de User Interface
Com as regras de negócio já desenvolvidas, é altura de adicionar uma camada suplementar de comportamentos de User Interface e trabalhar a experiência de utilização. Neste link podes consultar todas as informações sobre os comportamentos de user interface disponíveis na plataforma.
4 - Integrações
A integração entre sistemas é uma das mais poderosas possibilidades disponibilizadas pela plataforma OMNIA que, devido ao seu infinito potencial, abre as portas de um vasto leque de possibilidades de desenvolvimento que doutra forma não seriam possíveis. Consulta aqui a nossa documentação relativa a integrações ou os exemplos que publicámos recentemente no nosso blog.
5 - Exploração de Dados
Outra das ferramentas mais poderosas é, sem dúvida, a exploração de dados. Independentemente do número de integrações ou data sources, é possível desenvolver queries SQL customizadas e manipular os dados das várias fontes tirando partido da estrutura de dados normalizada da plataforma. Para mais informações sobre exploração de dados consulta este link.
6 - Web Components
Para “polir” e adicionar funcionalidades extra, a plataforma permite incluir Web Components customizados que vão dar o toque final de personalização aos teus desenvolvimentos. Os Web Components podem ser aplicados numa série de cenários (mais informação aqui) e temos alguns exemplos que podes consultar aqui. Além disso, podes ainda aceder à nossa página de GitHub dedicada especificamente à partilha de Web Components que podes usar nos teus desenvolvimentos, sem custos adicionais.
login para deixar a sua opinião.