V10 RecursosWeb API
RecursosWeb API
Web API
Voltar | Lista de artigos

Web API - Conceitos e Arquitetura

Última alteração a 03/11/2023

Uma das características mais relevantes da versão 10 do ERP PRIMAVERA é o facto de proporcionar às organizações uma valiosa ajuda para alcançarem os seus objetivos. Apesar de não ser permanente, a ligação à Internet deixou de ser opcional o que cria uma série de oportunidades. Tecnologicamente, é agora a nova Web API que estabelece a ligação da aplicação ao resto do mundo.

Trata-se de uma Web API REST que cobre totalmente toda a gama funcional do ERP e implementa mecanismos de segurança, cache e um conjunto de serviços que possibilitam uma ligação ao ERP segura e rápida.

As características desta tecnologia tornam a Web API uma peça fundamental para integrar com sistemas muito heterogéneos, o que significa que é perfeitamente possível efetuar integrações com qualquer sistema operativo ou dispositivo com acesso à Internet.

A integração com ferramentas e serviços online também é realizada de forma fluída e totalmente segura, quer o objetivo seja integrar com portais de comércio eletrónico, dispositivos de produção, sensores climatéricos, automóveis, eletrodomésticos, Wearables, ou qualquer outro sistema de software/dispositivos com acesso à Internet.

Esta é indiscutivelmente uma peça tecnológica que aposta nas mais diversas tendências de desenvolvimento atuais, como a Logística e a Indústria 4.0, a Mobilidade, IoT, Analytics, a Realidade Aumentada, etc.

Arquitetura

A Web API inclui uma camada de integration responsável pela ligação ao ERP. Este componente recebe os pedidos de autenticação e coloca-os em cache de acordo com o token gerado pela API. A Web API é uma camada que invoca a API de produto, pelo que não adiciona mais regras de negócio do que a atual camada.

A Web API utiliza um sistema de cache e por utilizador (acesso TOKEN) reutiliza a mesma instância que a API. Este mecanismo tem imensas vantagens, com ganhos em termos de desempenho, mas implica a criação de vários utilizadores se for necessário executar múltiplos pedidos simultaneamente e não sequenciais.

Como estamos em ambientes multithread, a aplicação reutiliza a mesma conexão e a mesma ligação à base de dados podendo provocar erros de registos duplicados.

Ligação ao ERP

A Web API necessita de conhecer o caminho de instalação do ERP, que pode ser diferente do proposto na instalação (Program Files (x86)PRIMAVERASG100AplWebApi) e indicado no valor da setting ERPInstalationPath do ficheiro Web.Config - ver exemplo.

A camada de serviços é regerada a cada build de acordo com a interface pública disponibilizada pela API do ERP.

Logging

A WebAPI pode manter um registo dos pedidos efetuados, com informação sobre a localização e o método utilizado, que também pode ser configurado no ficheiro Web.Config.

O elemento nlog permite configurar este registo.

Ver exemplo de configuração

Internet Information Services (IIS)

O processo de instalação deteta a existência dos IIS na máquina. Depois da instalação, é necessário garantir que estão configuradas as seguintes definições

A Web API da versão 10 do ERP PRIMAVERA é um dos principais conceitos tecnológicos desta versão.

Módulos disponibilizados pela Web API

  • Vendas
  • Compras
  • Inventário
  • Contabilidade
  • Recursos Humanos
  • Tesouraria
  • Contactos e Oportunidades
  • Internos
  • Pagamentos e Recebimentos
  • Projetos
  • Produção
Adicionar aos favoritos ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.

login para deixar a sua opinião.

Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Utilizar o Postman para testar a WebAPI Formato dos pedidos Web API ERP10 Características da Web API Como executar listas na WebAPI? Como estender a Web API?