V10 RecursosOmnia Procurement
RecursosOmnia Procurement
Omnia Procurement
Voltar | Lista de artigos

Requisições

Última alteração a 09/04/2024

As requisições seguem um fluxo de aprovação antes de integrar com o ERP, sendo possível acompanhar todas as etapas da requisição interna no ERP.

Poderá criar requisições de dois tipos de documentos (Requisição Interna por defeito e Encomenda a Fornecedores), bem como consultar os documentos gerados no ERP e o respetivo fluxo de aprovação.

Fluxo da requisição

Cada requisição tem um fluxo de aprovação antes de integrar com o ERP (ver infografia).

Fluxo das requisições internas

Quando é criada uma Requisição Interna no ERP, deverá determinar se a requisição será satisfeita com stock existente ou se é necessário recorrer a fornecedores para a satisfação da mesma.

Caso a requisição seja satisfeita com o stock existente, é necessário criar um documento de satisfação interna. Quando este documento é criado no ERP, o OMNIA é notificado via API para alterar o estado da requisição para Concluída.

Se for necessário encomendar a fornecedores, poderá criar no ERP um ou mais pedidos de cotação para diferentes fornecedores. Ao criar um pedido de cotação, o ERP invoca a API do OMNIA para notificar o fornecedor que tem um pedido de cotação pendente.

No ERP será possível criar cotações sem criar pedidos de cotação ou criar encomendas a fornecedores sem cotações. Quando as encomendas a fornecedores são criadas diretamente da requisição interna, o ERP invoca a API do OMNIA para alterar o estado da requisição para Encomenda Efetuada.

Na seguinte infografia está representada o ciclo de vida de uma requisição interna no ERP e como esta afeta o estado da requisição no OMNIA.

Criar requisões

Através do perfil Colaborador (Contributor), é possível criar e visualizar os pedidos de requisição efetuados, bem como os pedidos a aguardar aprovação.

Para criar uma Requisição, siga os seguintes passos:

  1. Aceder a Requisições | Criar Novo;
  2. Selecionar o Tipo de documento a criar:
    • Requisição Interna por defeito;
    • Encomenda a Fornecedores;
  3. Caso seja multiempresa, deverá indicar para que Empresa está a criar a requisição;
    Nota: Por defeito, é carregada a 1.ª empresa da lista;
  4. Se o colaborador pertencer a múltiplas Unidades Organizacionais, deverá indicar qual a Unidade que pretende fazer a requisição. Caso contrário, é carregada a unidade automaticamente;
  5. Indicar o Fornecedor caso o tipo de documento for Encomenda a Fornecedores. Caso contrário, poderá ignorar o seu preenchimento.
  6. Preencher os campos Artigo, Valor Unitário, Quantidade, Data de Entrega e Centro de Custo.

Após a submissão do pedido, é possível visualizar a rastreabilidade dos documentos gerados no ERP, bem como o fluxo de aprovação que o documento irá seguir dentro do próprio pedido.

Em cada etapa do fluxo de aprovação é enviada uma notificação via email a alertar o próximo aprovador.

Adicionar aos favoritos ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.

login para deixar a sua opinião.

Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Importar e Configurar o template Procurement Pedidos de Cotação Perfis de Utilizadores Migração da 1.0 para a versão 2.0 Importar e Configurar o template Procurement